Alerta! Quando devo suspeitar de câncer de pele?
Quais são os sinais e sintomas do câncer de pele?
- (A) ASSIMETRIA: uma metade do sinal (nevo) é diferente da outra
- (B) BORDAS IRREGULARES
- (C) COR VARIÁVEL: várias cores no mesmo sinal
- (D) DIÂMETRO: maior que 6mm (maior que a largura de um lápis)
- (E) EVOLUÇÃO: mudanças no tamanho, forma ou cor ao longo do tempo
- Outros achados: lesão de pele dolorosa ou que queima, um sinal que chama a atenção diferente dos demais, um sinal com sangramento, sinais escuros nas palmas das mãos, plantas dos pés, pontas dos dedos das mãos ou dos pés, ou em mucosas da boca, nariz, vagina ou ânus. Lesões elevadas branco perolada, da dor da pele ou rosa, geralmente com pequenos vasos sanguíneos visíveis.
Quais são os exames que o médico faz para identificar o câncer de pele?
Além do exame físico, o médico pode complementar com dermatoscopia, biópsia da lesão e exame anatomopatológico.
- Dermatoscopia: exame não invasivo realizado pelo médica dermatologista, em que é utilizado um aparelho que permite a ampliação da pele em até 400x, possibilitando permitindo uma avaliação mais detalhada da possível alteração.
- Biópsia de pele: a grande maioria pode ser feita através de pequena incisão na pele e com anestesia local. O material é posteriormente analisado através do exame anatomopatológico (AP) pelo médico patologista.
- Exame anatomopatológico: avaliação de materiais biopsiados, inclui avaliação em microscópio após fixação e coloração. Exame que confirma de fato a natureza da lesão (maligna vs benigna).
→ Sempre leve o exame para o seu médico ou para um médico habilitado nessa área! É importante após receber o laudo anatomopatológico levar ao médico, pois, mesmo em caso de resultados benignos, pode ser necessária uma nova avaliação ou acompanhamento.
Tags: