COVID 19
A pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19) está causando grande preocupação em todo o mundo em função da rápida disseminação e da gravidade observada em alguns casos, especialmente em pessoas com idade mais avançada ou que apresentem outros problemas de saúde.
Entre as condições de saúde associadas a maior risco de uma evolução para um grande grave da doença podemos destacar: pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer e diabetes.
COVId-19 e câncer
Pacientes com câncer frequentemente apresentam uma redução da imunidade seja pela própria doença, ou seja pelos tratamentos contra o câncer (como quimioterapia, radioterapia, uso de corticóide ou estado de recuperação após cirurgia). Uma avaliação de casos na China, publicada em um jornal de referência internacional, sugeriu risco aumentado para o quadro grave e morte pelo coronavírus nesses pacientes.
Quais os pacientes com câncer que apresentam maior risco?
- Pacientes com cânceres hematológicos (como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo).
- Pacientes após transplante de medula óssea.
- Pacientes em tratamento com quimioterapia
Recomendações aos pacientes com câncer:
- Não interromper seus tratamentos oncológicos.
- Evitar contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços.
- Evitar contato com qualquer pessoa que apresente sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pelo coronavírus.
- Evitar contato com pessoas que estejam retornando do exterior (com ou sem sintomas gripais).
- Caso apresente um dos seguintes sintomas: febre, coriza, tosse ou falta de ar -> ENTRE EM CONTATO com o seu médico.
Recomendações em hospitais e clínicas:
- Evitar o contato físico direto (incluindo o seu médico, a equipe de saúde e todas pessoas que estiverem circulando pelo mesmo ambiente).
- Evitar ambientes fechados e aglomerações.
- Permaneça somente o tempo necessário nesses locais.
- Evitar mais de um acompanhante nesse locais, e certificar-se que esse acompanhante não apresente sintomas gripais.
- Visitar hospitalares devem ser restritas àquelas estritamente necessárias.
- Manter a higiene das mãos (lavagem com sabonete 40-60 segundos ou álcool gel 70% por 20-30 segundos) -- higienizar diversas vezes ao dia.
- Cobrir com o antebraço o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
- Pessoas com qualquer sintoma de gripe ou que tiveram contato com pessoas possivelmente infectadas devem evitar aproximar-se de pacientes com câncer.
- O uso indiscriminado de vitaminas e outras modalidades não comprovadas, além de não ajudar, pode colocar em risco à saúde.
Referências
Cancer patients in SARS-CoV-2 infection: a nationwide analysis in China. Liang, Wenhua et al. The Lancet Oncology, Volume 21, Issue 3, 335 - 337. OMS/WHO (www.who.int).
Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).
Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica (SBOC) (https://sboc.org.br/noticias/item/1797-posicionamento-sboc-coronavirus-covid-19).