Outubro Rosa! É o mês da conscientização do câncer de mama.
Outubro, em vários países do mundo, é o mês que dedicamos a campanha de conscientização do câncer de mama. No mundo todo, o câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres e uma das principais causas de morte por câncer. No Brasil, estima-se que para 2020 teremos em torno de 66 mil novos casos.
Mas, na prática, qual o risco de você ou alguém que você conheça ter câncer de mama?
Conforme um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, aproximadamente 1 mulher a cada 12 terá o diagnóstico de câncer de mama até os 90 anos. Infelizmente é uma doença muito comum. A incidência, ou seja, o número de novos casos, está aumentando e isso deve possivelmente ao aumento da expectativa de vida, aumento da urbanização e adoção de estilos de vida ocidentais.
Afinal como podemos combater essa doença?
Conseguimos reduzir a chance do câncer com medidas de prevenção (confira as dicas!), embora isso possa não eliminar ainda a grande parte dos cânceres. Um ponto decisivo que podemos modificar amplamente é o diagnóstico precoce, ou seja, descobrir a doença assim que ela surge, antes que cause maiores alterações no organismo. Quanto antes descobrirmos o câncer, maiores são as chances de cura e menores são as necessidades de tratamentos mais agressivos (como cirurgias mais radicais e quimioterapia). Se a doença for diagnosticada em estágio avançado com metástases, não perca tempo. O tratamento para câncer de mama é altamente eficaz, mesmo em casos de doença avançada. Podemos não conseguir a cura nesses casos, mas os estudos mostram que o tratamento aumenta a qualidade de vida e o tempo de vida dessas mulheres. A cada dia, novos modernos tratamentos são descobertos e a chance de controlar a doença fica ainda maior.