TRATAMENTOS
Quimioterapia
O tratamento consiste em um ou mais medicamentos (ingeridos ou infundidos na veia) capazes de eliminar as células cancerígenas do organismo. Há vários tipos de tratamentos quimioterápicos, específicos para cada tumor a depender do tipo, localização ou estágio de disseminação. Alguns são administrados em combinação e outros de forma sequencial.
SOBRE A QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia compreende o uso de agentes quimioterápicos (ou anti-neoplásicos) orais ou endovenosos. É um tratamento sistêmico, ou seja, atingi o câncer em todo o corpo. Existem vários tipos de quimioterapia, com diferentes indicações e diferentes efeitos colaterais.
Todo mundo precisa de quimioterapia?
Não, nem todas neoplasias são tratadas com quimioterapia. Dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença, o tratamento varia entre: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e endocrinoterapia. Em alguns casos, mais de um tipo de tratamento está indicado, algumas vezes de forma concomitante ou sequencial.
Existem 4 situações principais nas quais se usa a quimioterapia:
- Tratamento de tumores metastáticos. Quando o câncer evoluiu com implantes, metastáses, e não está mais localizado em um ponto, não sendo passível de tratamento cirúrgico.
- Tratamento concomitante com radioterapia. Em algumas situações, usa-se uma baixa dose de quimioterapia durante os dias de tratamento com radioterapia, para aumentar o seu efeito.
- Tratamento neo-adjuvante, ou antes da cirurgia. Em alguns casos, o tumor ainda está localizado, mas está próximo a estruturas nobres e uma cirurgia torna-se muito complexa. Nestes casos, é possível realizar quimioterapia antes, para reduzir o tamanho do tumor.
- Tratamento adjuvante, ou após a cirurgia. Em alguns casos, mesmo quando a cirurgia é completa e todo o tumor foi retirado, é possível que existam células neoplásicas escondidas no organismo. Nestes casos, é recomendada a quimioterapia complementar.
Como funciona a quimioterapia?
Existem algumas quimioterapias na forma de comprimido, mas a maioria é endovenosa. O paciente vem a um ambulatório de quimioterapia, senta em uma poltrona, recebe algumas medicações endovenosas (para evitar náuseas e alergias) e depois a quimioterapia, Após o término, retorna para casa. Dentro os tratamentos mais comuns, eles devem se repetir a cada 2 ou 3 semanas. Durante a infusão da quimioterapia, o paciente fica acordado, pode se alimentar e ir ao banheiro. Em alguns centros, é permitido inclusive a presença de acompanhantes.
E o cabelo? Cai sempre?
Não. Existem medicações que não levam a perda de cabelo. Isso não significa que são mais fracas, apenas são diferentes. Em geral, quando há perda de cabelo, ela é mais visível cerca de 1 mês após o início do tratamento e o cabelo geralmente volta a crescer quando a quimioterapia é completada.
Eu tenho que ter medo?
É normal os pacientes ficarem com receio antes de iniciar o tratamento, principalmente pelo risco de efeitos adversos e complicações. Boa parte das complicações são previsíveis e, hoje em dia, temos medicações adequadas para controlar vômitos, infecções e outros problemas. Fora isso, se uma combinação de quimioterápicos for muito tóxica, o oncologista pode sugerir uma troca de medicamentos, para que os efeitos colaterais sejam mínimos. Inclusive, alguns pacientes conseguem trabalhar durante o tratamento.
Dúvidas sobre o
Tratamento do Câncer?
Solicite um agendamento com a oncologista Dra. Sabrina Bedin. Entraremos em contato com você para confirmar o melhor dia e horário para atender você e sua família.
CONFIRA AS ÚLTIMAS DICAS PARA PACIENTES
Câncer de Mama: Qual o tratamento?
Tenho câncer de mama e agora? Qual deve ser o tratamento que devo fazer? Quando o câncer está localizado apenas...
Câncer de Pele: quando suspeitar?
Alerta! Quando devo suspeitar de câncer de pele? Quais são os sinais e sintomas do câncer de pele? (A) ASSIMETRIA:...
Câncer de Mama: quando suspeitar?
Alerta! Quando devo suspeitar de câncer de mama? Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama? sensação de...
CONHEÇA O
Dr. Diogo Bugano
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.